terça-feira, 31 de julho de 2012

HORA DO CONTO

Hora do conto: Nicolau tinha uma idéia "Ruth Rocha"


 
 Hora do conto 
Dia do amigo " Fábulas da amizade"
 

 
Hora do conto Dia do escritor
"História Pinóquio"



quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nossa cidade - Ibiporã

Dia 25 de Julho " Dia do Escritor"



Apenas uma Estrela

Noite! Um silêncio impressionante,
O espaço uma cerrada escuridão,
Ali, de vez em quando, balouçante
   Vagava um vagalume folgazão.

Onde estaria a argêntea e deslumbrante
Rainha que ilumina a escuridão?
Ou ainda o brilho vário e ofuscante
De estrelas que surgem, em profusão?

Estrala, de repente a verde mata,
Vem tresloucada e ágil a ventania
Do espesso céu nublado o véu destaca;

Lento um estreito claro principia
E uma estrela faiscante, feita em prata
Desponta esplendorosa e luzidia

                                                      Poesia de Maria do Prado  - Ibiporãense
 
 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dica de leitura - Acervo Biblioteca Cidadã

LARSSON, Stieg. A rainha do castelo de ar.

Último volume da trilogia Millennium, “A Rainha do Castelo” de ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página

Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.
A Rainha do Castelo de Ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único na literatura policial contemporânea.

 

Dica de leitura - Acervo Bibliteca Cidadã

http://biblioteca.pmtb.pr.gov.br/wp-content/uploads/2012/04/a-menina-que-brincava-com-fogo.jpg 

LARSSON, Stieg. A menina que brincava com fogo.

 O segundo volume da trilogia Millennium tem como fio condutor a personalidade complexa e os segredos ocultos de Lisbeth Salander, a jovem e destemida hacker que agora é acusada de três assassinatos brutais
 
“Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade”, raciocina Lisbeth Salander, protagonista de A Menina que Brincava com Fogo, de Stieg Larsson.
Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes um Colt 45 Magnum não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo.

Dica de Leitura - Acervo Biblioteca Cidadã


http://biblioteca.pmtb.pr.gov.br/wp-content/uploads/2012/02/os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres.jpg

Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, “Os Homens que Não Amavam” as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma a portas fechadas – passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada – o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Biblioteca Cidadã ainda continua em clima de Festa Junina

 Decoração
Priscila e Mikaelen 

INFORMATIZAÇÃO

Biblioteca Pública Municipal e Biblioteca Pública Cidadã serão informatizadas 

A Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Pública Cidadã participaram com seus representantes de um treinamento em Curitiba que possibilitara a unificação das bibliotecas do Paraná para uma maior integração dos acervos. Nesta primeira etapa foram selecionados os municípios que tem em sua biblioteca uma bibliotecária e Ibiporã esta entre os 23 municípios selecionados. Com a informatização do acervo das bibliotecas a população ganhara mais qualidade e agilidade no atendimento. 

Cidades que participaram desta primeira etapa.

Ibiporã, Assai, Rolândia, Telêmaco Borba, Araucária,                                                        São Jose dos Pinhais,  Campo Mourão, Ponta Grossa, Curitiba, Tijucas do Sul,        Rio Negro, Cascavel

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE JULHO

HORA DO CONTO 

02/06= Dia do bombeiro
Oficina= carrinho de bombeiro com caixa de ovos                        
Hora do conto: Poesia sobre o Dia do bombeiro               
                                         
11/06
Oficina - confecção de um brinquedo,  vai e vem de garrafa pet
Livro: Nicolau tinha uma ideia                 Autor: Ruth Rocha

18/06 - Dia do Amigo
Oficina - caixinha decorada com surpresa para presentear um amigo
Livro: Fábulas de amizade                       Autor: Walt Disney

25/06 - Dia do escritor
Oficina - confecção de um livro com capa decorada
Livro - Pinóquio              Autor: Cristina Marques – coleção clássicos de ouro